• Semeando Valores

Objetivos: Compreender a importância dos valores sociais em nossas vidas;
Incentivar a convivência harmoniosa e fortalecer laços de amizade.
Período de Execução: início do ano letivo.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Campanha da Fraternidade

Objetivo: Compreender a importância da campanha da fraternidade por meio de ações concretas no período da quaresma e Páscoa.
Período de Execução: início do ano letivo.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Pequeno Leitor

Objetivos: Incentivar hábito de leitura e a produção textual;
Oportunizar partilha e fortalecimento da amizade com as trocas dos livros;
Período de execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos iniciais.
Culminância: Socialização das produções com alunos, professores e pais.

  • Páscoa Solidária

Objetivos: Esclarecer a importância da Páscoa como festa cristã, renovando as relações fraternais e sociais;
Incentivar e promover a solidariedade, partilha, paz, fraternidade e o amor
ao próximo.
Execução: período pascal.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Culminância: Celebração Pascal e socialização das produções dos alunos.

  • Festa Junina

Objetivos: Divulgar e valorizar as tradições folclóricas brasileiras;
Resgatar a cultura regional nas suas diferentes manifestações;

Oportunizar momentos de lazer, descontração e alegria à comunidade
escolar.
Execução: Mês de junho.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Semana da Família

Objetivos: Oportunizar espaço para reflexão e formação, fortalecendo os laços afetivos na família;
Criar espaço para interação família e escola.
Execução: Primeira quinzena de agosto.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Folcloreando

Objetivos: Manter viva a magia do folclore brasileiro;

Resgatar as diversas manifestações da cultura popular.

Execução: Mês de agosto.
Envolvidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

  • Jogos Internos

Objetivos: Incentivar a prática desportiva como fonte da saúde;
Promover as mais variadas formas de exercício dos valores morais, tais
como: respeito, lealdade, fraternidade, solidariedade, união, entre outros.
Promover a socialização entre a comunidade educativa e
oportunizar momentos de muita diversão.
Execução: Ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Semana da Criança

Objetivos: Desenvolver atividades lúdicas e esportivas para aquisição de hábitos,
atitudes e valores morais;
Comemorar o Dia da Criança.
Execução: 1º quinzena de outubro
Envolvidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos finais.

  • Mostra Científica e Cultural

Objetivos: Incentivar a pesquisa e a troca de experiência, em âmbito teórico e prático, bem como a interação da comunidade escolar;

Capacitar o aluno a refletir temas diversificados.

Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Culminância: 3º Trimestre, com a exposição das produções dos alunos.

  • Viveiro de Ideias

Objetivo: Formar alunos leitores e autores.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental.
Culminância: Lançamento do livro Viveiro de Ideias.

  • Projeto Nuvem 9

Objetivos: Desenvolver a autonomia do educando;
Refletir sobre os valores para uma sociedade mais justa e igualitária;
Possibilitar a construção de práticas e atitudes respeitando os princípios
éticos consigo e com os outros.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

  • Juventude Solidária

Objetivos: Formar alunos participativos e agentes transformadores da sociedade;
Trabalhar em parceria com entidades afins;
Desenvolver hábitos de solidariedade e
coajuda.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Ensino Fundamental Anos finais e Ensino Médio.

  •  Eleitor do Futuro

Objetivos: Escolher os representantes de turmas de forma consciente e democrática,
seguindo as normas técnicas do Tribunal Regional Eleitoral.
Execução: 1º Trimestre
Envolvidos: Ensino Fundamental e Médio.

  • Trânsito – Respeito à vida

Objetivos: Estimular comportamento responsável no trânsito;
Difundir as normas do trânsito;
Formar pequenos “agentes de trânsito”.
Execução: 2º Trimestre
Envolvidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental

  • Projeto Alimentação – Mestre Cuca Bartô

Objetivos: Sensibilizar a criança para uma alimentação saudável;
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Educação Infantil
Culminância: Feira da Alimentação.

  • Projeto Informação Profissional

Objetivos: Proporcionar momentos de reflexão a respeito da escolha profissional;
Sensibilizar o educando sobre sua própria vida e os fatores que interferem nessas escolhas;
Promover o conhecimento da realidade do mundo do trabalho;
Envolver a família nas escolhas profissionais dosfilhos.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Ensino Fundamental II e Médio.
Culminância: Feira de Informação Profissional.

  • Pequeno Cidadão

Objetivos: Incentivar a participação dos alunos na melhoria do meio ambiente;

Integrar os alunos quanto ao senso de responsabilidade em relação ao meio
ambiente;
Estreitar a relação dos alunos;
Estimular a as habilidades de liderança dos alunos.
Envolver os segmentos para cooperar no sentido de tornar todos colaborativos.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Ensino Fundamental

  • Patrulha Cidadã

Objetivos: Capacitar o educando para observar o ambiente escolar e seus diversos aspectos educacionais, sendo autocrítico e valorizando os aspectos essenciais para a formação integral do ser humano.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Ensino Fundamental

  • Recreio com Leitura

Objetivos: Estimular a leitura por meio de livros no intervalo das crianças;
Estreitar a relação entre as crianças por meio das leituras dos livros;
Desenvolver atividades prazerosas no intervalo das crianças.
Execução: ao longo do ano letivo.
Envolvidos: Ensino Fundamental Anos iniciais.

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

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