OBJETIVOS

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

ATIVIDADES OFERECIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

AULAS EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS/ FÍSICA/ MATEMÁTICA/ BIOLOGIA

    O laboratório, espaço importante de aprendizagem que possibilita o uso de práticas para os alunos. O uso do laboratório garante ao aluno o acesso e a compreensão do conhecimento biológico, físico, químico e matemático na utilização dos métodos de investigação, especialmente os de caráter científico, e à análise dos aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos na produção, na divulgação e na aplicação de tais conhecimentos. Dessa maneira, espera-se que o aluno possa assumir uma postura mais crítica e transformadora do mundo.

 

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

    As aulas possibilitam uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica. O tutorial é uma forma mais lúdica de trabalhar os conteúdos dos quais os alunos apresentam dificuldades. Entende-se que é um espaço privilegiado de trabalhar um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam progressivamente do objeto a conhecer.

 

AULAS NA SALA DE ARTES
As aulas na de sala possibilita realizar as atividades artísticas. É um espaço produtivo e dinâmico, no qual o professor desenvolve as atividades de pinturas, construções em argilas, colagem, sucata, introdução musical, dança e outras linguagens do componente curricular.

 

AULAS NA SALA DE LEITURA

Aulas interessantes em um espaço agradável e estimulante para a leitura e escrita. O aluno enriquece seu conhecimento na produção de gêneros diversos e atividades que motiva o hábito de ler.

 

JOGOS INTERNOS

    Os Jogos Internos desenvolvem as práticas coletivas educativas e esportivas nos nossos alunos, visando a contribuição para novas relações sociais saudáveis através de valores como a solidariedade, respeito, amizade, fraternidade, assim como trabalhar a importância da qualidade de vida.

 

LIVROS PARADIDÁTIVOS

Incentivo à leitura e discussão de temas voltados para a Campanha da Fraternidade e outros interdisciplinares discutidos pelas áreas de conhecimento. O trabalho com o paradidático envolve as disciplinas em ações concretas realizadas pelos alunos.


QUEM DISSE QUE O COVID-19 ESTÁ GANHANDO? AQUI VAI NOSSA RESPOSTA.

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

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