OBJETIVOS

  • Possibilitar que o educando desenvolva sua capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • Favorecer o desenvolvimento do aluno na capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; pela investigação e pesquisa, possibilitando o despertar “pela” e “para” a inovação;
  • Garantir que o aluno tenha acesso ao conhecimento para o uso da comunicação escrita e oral, dentro da norma brasileira, resguardando as necessidades e respeitando as características dos alunos dessa faixa etária, a fim de que sejam evitadas rupturas no processo de construção do conhecimento, com o desenvolvimento de um currículo e um processo de avaliação específico;
  • Desenvolver o raciocínio; criar estratégias; construir autonomia; ter autoconfiança; aguçar a curiosidade e a criatividade; desenvolver o senso crítico, ampliar a capacidade de argumentação;
  • Possibilitar uma inter-relação entre o contexto escolar e as situações do cotidiano; interpretar e transformar a sua realidade;
  • Possibilitar que aluno aprenda a cooperar, tomar decisões em grupo e conviver com as diferenças.
  • Estimular o aluno a perceber, compreender, conceituar, raciocinar, discursar e argumentar a respeito de ideias e fatos;
  • Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;
  • Preparar e motivar o aluno para o diálogo, respeito às diferenças, o incentivo.

ATIVIDADES OFERECIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

AULAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
    As aulas no laboratório de informática possibilitam que aluno seja um sujeito ativo no processo ensino aprendizagem. A aprendizagem é mais motivadora e interessante que contribui para a construção de uma educação libertadora, através do qual a aprendizagem se torna significativa.

 

AULAS EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS/ FÍSICA/ MATEMÁTICA/BIOLOGIA

    Aulas práticas para os alunos que garante o acesso e a compreensão do conhecimento biológico, físico, químico e matemático na utilização dos métodos de investigação, especialmente os de caráter científico, e à análise dos aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos na produção, na divulgação e na aplicação de tais conhecimentos.


AULAS NA OFICINA DE APRENDIZAGEM
    Na oficina, os alunos têm oportunidades de vivenciar situações concretas e significativas, baseada no tripé: sentir-pensar- agir, com objetivos pedagógicos. A metodologia da oficina incorpora a ação e a reflexão, possibilita situações para que ocorra apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva. Tem a finalidade de articular conceitos, pressupostos e noções com ações concretas vivenciadas pelos alunos e de vivenciar e executar tarefas em equipe, isto é, apropriação ou construção coletiva de saberes.

 

AULAS NA SALA DE ARTES
    As aulas na de sala possibilita realizar as atividades artísticas. É um espaço produtivo e dinâmico, no qual o professor desenvolve as atividades de pinturas, construções em argilas, colagem, sucata, introdução musical, dança e outras linguagens do componente curricular.


AULAS NA SALA INTERDISCIPLINAR
    A sala Interdisciplinar tem a finalidade de atender os alunos da Educação especial amparados pela Política de inclusão para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE trabalhado na sala interdisciplinar é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Tem como objetivo complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. A sala desenvolve diversas atividade com momentos de aprendizagem, é um espaço mais prazeroso para a leitura, jogos pedagógicos, cineminha, roda de conversas, atividades de relaxamento.

 

JOGOS INTERNOS

    Os Jogos Internos desenvolvem as práticas coletivas educativas e esportivas nos nossos alunos, visando a contribuição para novas relações sociais saudáveis através de valores como a solidariedade, respeito, amizade, fraternidade, assim como trabalhar a importância da qualidade de vida.


LIVROS PARADIDÁTICOS
    Incentivo à leitura e discussão de temas voltados para a Campanha da Fraternidade e outros interdisciplinares discutidos pelas áreas de conhecimento. O trabalho com o paradidático envolve as disciplinas em ações concretas realizadas pelos alunos.


QUEM DISSE QUE O COVID-19 ESTÁ GANHANDO? AQUI VAI NOSSA RESPOSTA.

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

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