Objetivos


• Possibilitar que o educando desenvolva sua capacidade de aprender, tendo como
meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
• Favorecer o desenvolvimento do aluno na capacidade de aprendizagem, tendo
em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e
valores;
• Estimular o aluno a perceber, compreender, conceituar, raciocinar, discursar e
argumentar a respeito de ideias e fatos;
• Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca;
• Preparar e motivar o aluno para o diálogo, respeito às diferenças, o incentivo
pela investigação e pesquisa, possibilitando o despertar “pela” e “para” a
inovação;
• Garantir que o aluno tenha acesso ao conhecimento para o uso da comunicação
escrita e oral, dentro da norma brasileira, resguardando as necessidades e
respeitando as características dos alunos dessa faixa etária, a fim de que sejam
evitadas rupturas no processo de construção do conhecimento, com o
desenvolvimento de um currículo e um processo de avaliação específico;
• Desenvolver o raciocínio; criar estratégias; construir autonomia; ter
autoconfiança; aguçar a curiosidade e a criatividade; desenvolver o senso crítico,
ampliar a capacidade de argumentação;
• Possibilitar uma inter-relação entre o contexto escolar e as situações do
cotidiano; interpretar e transformar a sua realidade;
• Possibilitar que aluno aprenda a cooperar, tomar decisões em grupo e conviver
com as diferenças.

Atividades oferecidas no Ensino Fundamental I

Aulas no Laboratório de informática
As aulas no laboratório de informática possibilitam que aluno seja um sujeito ativo no
processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem é mais motivadora e interessante que
contribui para a construção de uma educação libertadora, através do qual a
aprendizagem se torna significativa.

Aulas experimentais no laboratório de Ciências/ Física/ Matemática/Biologia

Aulas práticas para os alunos que garante o acesso e a compreensão do conhecimento
biológico, físico, químico e matemático na utilização dos métodos de investigação,
especialmente os de caráter científico, e à análise dos aspectos sociais, políticos e
econômicos envolvidos na produção, na divulgação e na aplicação de tais
conhecimentos.
Aula na Oficina de aprendizagem
Na oficina, os alunos têm oportunidades de vivenciar situações concretas e
significativas, baseada no tripé: sentir-pensar- agir, com objetivos pedagógicos. A
metodologia da oficina incorpora a ação e a reflexão, possibilita situações para que
ocorra apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de
forma ativa e reflexiva. Tem a finalidade de articular conceitos, pressupostos e noções
com ações concretas vivenciadas pelos alunos e de vivenciar e executar tarefas em
equipe, isto é, apropriação ou construção coletiva de saberes.

Aulas na sala de artes
As aulas na de sala possibilita realizar as atividades artísticas. É um espaço produtivo e
dinâmico, no qual o professor desenvolve as atividades de pinturas, construções em
argilas, colagem, sucata, introdução musical, dança e outras linguagens do componente
curricular.
Aulas na sala Interdisciplinar
A sala Interdisciplinar tem a finalidade de atender os alunos da Educação
especial amparados pela Política de inclusão para o Atendimento Educacional
Especializado (AEE). O AEE trabalhado na sala interdisciplinar é o conjunto de
atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e
continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade
especial, no contraturno escolar. Tem como objetivo complementar ou suplementar a
formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade
e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento de sua aprendizagem. A sala desenvolve diversas atividade com
momentos de aprendizagem, é um espaço mais prazeroso para a leitura, jogos
pedagógicos, cineminha, roda de conversas, atividades de relaxamento.

Jogos Internos
Os Jogos Internos desenvolvem as práticas coletivas educativas e esportivas nos nossos
alunos, visando a contribuição para novas relações sociais saudáveis através de valores
como a solidariedade, respeito, amizade, fraternidade, assim como trabalhar a
importância da qualidade de vida.
Livros Paradidáticos
Incentivo à leitura e discussão de temas voltados para a Campanha da Fraternidade e
outros interdisciplinares discutidos pelas áreas de conhecimento. O trabalho com o
paradidático envolve as disciplinas em ações concretas realizadas pelos alunos.

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

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