Objetivos


• Compreender a cidadania como participação social e política, assim como
exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no cotidiano,
atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro
e exigindo para si o mesmo respeito;
• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes
situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de
tomar decisões coletivas;
• Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,
materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de
identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
• Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem
como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
• Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente
para a melhoria do meio ambiente;
• Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança
em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação
pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de
conhecimento e no exercício da cidadania;
• Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis
como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com
responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
• Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e
corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias,
interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados,
atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para
adquirir e construir conhecimentos;
• Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los,
utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade
de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Atividades oferecidas no Ensino Fundamental II


• Aulas experimentais no laboratório de Ciências/ Física/ Matemática/Biologia
O laboratório, espaço importante de aprendizagem que possibilita o uso de práticas para
os alunos. O uso do laboratório garante ao aluno o acesso e a compreensão do
conhecimento biológico, físico, químico e matemático na utilização dos métodos de
investigação, especialmente os de caráter científico, e à análise dos aspectos sociais,
políticos e econômicos envolvidos na produção, na divulgação e na aplicação de tais
conhecimentos. Dessa maneira, espera-se que o aluno possa assumir uma postura mais
crítica e transformadora do mundo.

• Tutorial de aprendizagem em Matemática e Português
As aulas possibilitam uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem
perder de vista, porém, a base teórica. O tutorial é uma forma mais lúdica de trabalhar
os conteúdos dos quais os alunos apresentam dificuldades. Entende-se que é um espaço
privilegiado de trabalhar um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e
objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam
progressivamente do objeto a conhecer.

• Aulas na sala de artes
As aulas na de sala possibilita realizar as atividades artísticas. É um espaço produtivo e
dinâmico, no qual o professor desenvolve as atividades de pinturas, construções em
argilas, colagem, sucata, introdução musical, dança e outras linguagens do componente
curricular.

• Aulas na sala de leitura
Aulas interessantes em um espaço agradável e estimulante para a leitura e escrita. O
aluno enriquece seu conhecimento na produção de gêneros diversos e atividades que
motiva o hábito de ler.

• Jogos Internos
Os Jogos Internos desenvolvem as práticas coletivas educativas e esportivas nos nossos
alunos, visando a contribuição para novas relações sociais saudáveis através de valores
como a solidariedade, respeito, amizade, fraternidade, assim como trabalhar a
importância da qualidade de vida.
• Livros Paradidáticos

Incentivo à leitura e discussão de temas voltados para a Campanha da Fraternidade e
outros interdisciplinares discutidos pelas áreas de conhecimento. O trabalho com o
paradidático envolve as disciplinas em ações concretas realizadas pelos alunos.

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

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