Em 2018, o Colégio Santa Bartolomea Capitanio iniciou uma parceria com a Escola Família Agrícola São Joaquim do Pacuí com o objetivo de compreender como os alunos da Comunidade Agrícola vivem a sustentabilidade em ações concretas durante o tempo que estudam na Escola e a pedagogia da alternância.

A Escola São Joaquim do Pacuí apresenta, em seu trabalho com a pedagogia da alternância, uma alternativa de educação rural diferente das escolas campestres convencionais, por estimular ações associativistas nas comunidades envolvidas, e o fortalecimento de seu capital social, através de práticas de solidariedade e cooperação.

Dessa forma, os alunos permanecem na Escola Agrícola por quatro semanas seguidas, em regime semi-internato – e duas semanas na área agrícola onde residem seus familiares. Não se trata de folga, é a fase chamada de “sessão familiar”, quando os estudantes aplicam os conhecimentos técnicos junto com seus familiares, que por sua vez são os mantenedores das escolas famílias.

Essa pedagogia alia os conhecimentos formais escolares aos conhecimentos da família do agricultor, contribuindo para o fortalecimento do trabalho com agricultura, pecuária, extrativismo, piscicultura, e enriquecimento de suas experiências de vida e trabalho. É esta contribuição que fará com que a escola desempenhe sua função social transformando-se em espaço de valorização das práticas socioculturais e econômicas, visando a melhoria de vida da comunidade, podendo contribuir para a conquista do desenvolvimento local sustentável.

Em 2019, um segundo intercâmbio será realizado visando vivenciar momentos de troca de experiências e saberes entre os alunos do Colégio Santa Bartolomea Capitanio e Escola Família Agrícola.

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

Últimas do Instagram